Portal de Turismo do ES

O Espírito Santo me surpreende cada vez mais.

0 555

É um prazer imenso descobrir partes encantadoras do nosso Estado. Sempre que programo algum roteiro, ainda me surpreendo com os encantos da terra capixaba. No entanto, mais encantador do que as belezas naturais, é a oportunidade de conhecer pessoas talentosas, que agregam valor ao nosso patrimônio histórico, cultural, de lazer, dentre outros tantos segmentos do turismo.
Tive o privilégio de conhecer de perto uma dessas pessoas, em um passeio realizado para a cidade de Ibiraçú. Mas antes de falar dele, deixe-me apresentar um pedacinho- pedacinho mesmo, de Ibiraçú.
Essa cidade merece ser mais explorada!
Nesse roteiro, paramos inicialmente no Mosteiro Zen Budista.

Esticando um pouco as pernas da viagem, paramos no portal Torii, na praça do Mosteiro, onde podem ser comtempladas alguns monumentos e o Jardim Zen. A Praça Torii foi inaugurada em comemoração aos 30 anos do Mosteiro Zen Morro da Vargem Alta. É pública e marca a comunicação entre a cultura ocidental e oriental, reforçada até hoje pelo lugar.
Após fazermos memórias na Praça, subimos em direção ao Mosteiro, no alto da cidade. O Mosteiro funciona, excepcionalmente, aos domingos para visitas. Existe uma gama de atividades que podem ser acessadas pelo site que agregam outras datas, como visitas pedagógicas e peregrinações.

Para chegar ao Mosteiro, você precisa estar na BR 101, Km 219, s/n – Zona Rural, Ibiraçu – ES, 29670-000.

Para agendamentos, (27) 3257-3030.
Site: http://www.mosteirozen.com.br

Depois do almoço, vamos em direção a Praça Pedro Palácios. Lá encontramos o contêiner que abriga produtos caseiros e artesanais da região. A Associação de Pequenos Produtores recebe o apoio da Prefeitura de Ibiracú para que seu trabalho seja ainda mais valorizado.

É bonito de ver a união entre eles e o apoio que a Secretaria de Turismo da região oferece para as mesmas. Sempre que realizamos esse passeio, recebemos a colaboração de Izabel e Alex, da Prefeitura de Ibiracú.
É necessário agendamento prévio, pois as artesãs vão ao local apenas para receber grupos ou visitas. Funcionam esporadicamente em alguns finais de semana.

Telefone: (27) 99910-5368

 

Após nossa visita ao contêiner, fazemos um city tour panorâmico por dentro de Ibiraçú, e vamos até a Igreja e Santuário Nossa Senhora da Saúde.

Após as devidas visitas e explorações, finalizamos no Solar Tacchetto, local que me foi apresentado através de Alex e Izabel, da Secretaria de Turismo de Ibiraçu. Localizado em Pendanga, onde descobri um ponto com importante potencial para o turismo histórico e cultural, a casa de Mauro Tacchetto deixou todos os turistas encantados.
A casa, que não estava devidamente valorizada até ser adquirida pelo senhor Mauro, foi palco de iniciativa para começar um pequeno movimento na área de Pendanga – movimentação com intuito de trazer para o local iniciativas culturais, musicais e históricas.
Foi construído na primeira década do século passado (XX) por imigrantes italianos. O solar, primeiramente,  pertenceu à família Curto, e na década de 50 foi adquirido pela família DelPiero. Ficou  abandonado por mais de 20 anos, chegando a ficar praticamente em ruínas.
O Solar foi a expressão máxima do comércio varejista da região. Abrigava no segundo piso um salão de entretenimento onde os italianos se divertiam ao som de concertinas, muitas risadas e prosa. Imagino, toda vez que entro na casa, a vida no início do século antigo, as pessoas transitando pelos cômodos com seus trajes e dialetos. A casa tem uma energia incrível! Em cada objeto, em cada metro.
Em 2009, foi adquirido pelo empresário e artista plástico Mauro Tacchetto Ferreira e passou por um processo de restauro criterioso, mantendo todas as características originais na parte externa e recebendo uma decoração interna característica da época.
Já funcionando atualmente como um bistrô que promove eventos regados a Chorinho, Blues e Jazz, e visitas que funcionam por meio de agendamento. Em dezembro, teremos um evento no Solar Taccheto, um baile temático fazendo jus ao século XX, com muita música e dança.

Para você chegar no Solar Tacchetto, deve estar na Rua Curto Antônio, s/n, em Pendanga –  Distrito de Ibiraçu.

Contato para eventos e visitas: (27) 988113832.

Na agência Blue Trip você encontra sempre bate voltas e viagens de final de semana para dentro do ES, vai ser um prazer te levar para conhecer tudo isso! Você pode nos acompanhar pelo Instagram @bluetripve e pelo site www.agenciabluetrip.com.

Um grande abraço,

Comentários
Loading...
X