Portal de Turismo do ES

Museu Homero Massena

0 182

Homero Massena foi um renomado artista, filho de capixabas, nascido em 04 de março de 1886, na cidade de Barbacena – MG. Estudou odontologia no Rio de Janeiro e, retornando ao seu estado, foi jornalista, redator de jornal, relojoeiro, afinador de violão e prefeito de Bomfim – MG. Ainda cursou pintura na Escola de Belas Artes de Minas Gerais e, posteriormente, estudou na Academia de Julien, em Paris.
O artista impressionista trouxe sua técnica mais elaborada para o Espírito Santo, sendo uma grande referência para os artistas capixabas. Tinha como principal fonte de inspiração a natureza e utilizava em suas obras a riqueza de texturas e transparências, trazendo realismo às suas obras a cada pincelada, criando vida em seus quadros. Em 1951, foi convidado pelo então governador do Espírito Santo, Jones dos Santos Neves, a inaugurar e dirigir a Escola de Belas Artes do Estado.
Com a morte do artista, a residência onde Homero Massena e sua esposa, Dona Edy Massena, viveram, no período compreendido entre 1951 e 1974, tornou-se o Museu Homero Massena.
O Museu mantém a estrutura da casa do artista, bem como de seu ambiente de trabalho: dois quartos, banheiro, cozinha, sala, varanda, ateliê, móveis, objetos pessoais, quadros e afrescos nas paredes da residência, estes últimos produzidos pelas mãos do próprio artista. A casa é uma construção de meados do século passado, típica de beira de praia. Foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em 1979 como Patrimônio Histórico.
“Para viver bem, tem que ser em Paris ou em Vila Velha”?Autor: Homero Massena.
Serviço

Funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados,das 10 às 14h.

Endereço: Rua Antônio Ferreira Queiroz, 281 – Prainha.

Contato: (27) 3389-7059
Fonte: Prefeitura Municipal de Vila Velha

Comentários
Loading...