Portal de Turismo do ES

Igreja Nossa Senhora do Rosário

0 102

Segundo registros históricos, ainda como capela, a Igreja Nossa Senhora do Rosário foi construída na Prainha, em Vila Velha, no ano de 1535 pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho, sendo a mais antiga do Brasil ainda em funcionamento. Em 1551, com a chegada dos jesuítas ao solo capixaba, ergueu-se outra capela maior, consagrada à Nossa Senhora do Rosário.?

Na igreja encontra-se a Pedra d’Ara, encravada no altar, trazida pelo donatário assim que veio de Portugal. De acordo com pesquisas, a Igreja Católica tinha costume de ofertar às Pedras d’Ara, relíquias pertencentes a mártires canonizados por ela, como forma de reanimar a fé nos santos. A igreja também preserva em seu acervo o documento de doação das santas relíquias de São Colombo e São Liberato, além do selo hispânico em cera vermelha, conforme o Diploma do Vaticano em 1751.
A construção passou por vários reformas devido à fragilidade de sua edificação original, que consistia em argila, conchas trituradas e areia. Uma delas foi patrocinada por Dom Pedro II durante sua visita a Vila Velha, em 1860 e, como forma de homenagem, sua fachada foi reconstruída, passando a exibir o brasão de Portugal.
Tombado como patrimônio histórico cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1950, a arquitetura da igreja tem influência representativa do período barroco e é emoldurada por palmeiras imperiais, situadas na praça da frente, junto aos obeliscos em homenagem ao donatário Vasco Fernandes Coutinho.

Serviço:

Funcionamento: Missas em todas as terças e primeira sexta-feira do mês às 19h30; e domingo às 8h e 17h30. Na última sexta-feira do mês acontece o Concerto na Vila, às 19h30.

Endereço: Praça da Bandeira – Prainha.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vila Velha

Comentários
Loading...