Portal de Turismo do ES

Espetáculo de dança “Elekô” Homenageia Mulheres no Palco do Teatro Carlos Gomes

O espetáculo “Elekô – Sociedade de Mulheres Guerreias”será apresentado no dia 16 de dezembro (sábado), às 20h, no Teatro Carlos Gomes.

0 192

A segunda turma do Curso de Qualificação Profissional em Dança Afro Brasileira Cênica, do Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane), apresenta o espetáculo de formatura “Elekô – Sociedade de Mulheres Guerreias”, no dia 16 de dezembro (sábado), às 20h, no Teatro Carlos Gomes. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos a partir do dia 12/12, na bilheteria do teatro.

O espetáculo busca homenagear as mulheres guerreiras, tanto as reconhecidas pela história quanto as anônimas, que se desdobram em suas atividades diárias e lutam por espaço na sociedade, fazendo uma relação de suas imagens com as de orixás femininas.

A peça é dividida em três atos que abordam a ancestralidade, trazendo as questões do surgimento e do sagrado; o moderno, retratando as batalhas das mulheres no cotidiano frente ao mundo moderno; e o futuro, exibindo a resistência e persistência, a garra e o empoderamento frente às adiversidades.

“Elekô” é o espetáculo de encerramento da turma de dança, e a temática interpreta a criação da vida, a liderança, o cuidar e o trabalho. O sagrado e o profano também serão trabalhados na palco do teatro, entrelaçando o esforço das paneleiras e Nanã, Maria Carolina de Jesus e Obá, e tantas outras mulheres em que a verdadeira “deusa negra” está presente.

Sobre o curso:

O Curso de Qualificação Profissional em Dança Afro Brasileira Cênica do possui duração de 2 anos, dividido em 4 módulos. As aulas são baseadas na metodologia desenvolvida por Mercedes Batista, importante bailarina precursora da Dança Afro Brasileira Cênica, que aproxima as danças dos orixás às técnicas da dança moderna.

 Serviço:

Local: Teatro Carlos Gomes

Data: 16 de dezembro

Horário: 20h

Classificação: Livre

Duração: 120 minutos     

Entrada Gratuita, com distribuição de ingressos a partir do dia 12/12.

 

Comentários
Loading...
X