Portal de Turismo do ES

Do Espírito Santo para o mundo

1 788

Continuamos no município de Serra, compartilhando nossas experiências e um pouco das suas belezas.

Acordar com este nascer do sol, vale muito a pena. Esta vista é do Ninho da Roxinha em Nova Almeida.

Padaria Reis Magos, Nova Almeida, Serra. Foto: Helio Filho

Tomamos o café da manhã na padaria dos Reis Magos, popularmente conhecida pelas suas rosquinhas amanteigadas.
Fomos à Domingos Sorvetes e saboreamos o delicioso sorvete de creme e o famoso e tradicional picolé de Itú. Aproveitamos para conhecer um pouco sobre o processo de fabricação dessas guloseimas. Mas ainda faltava saborear o famoso “quindim de Nova Almeida”. E lá fomos nós. Confira nas dicas gastronômicas do Chef Bruno Thompson.

Tradicional Quindim, Nova Almeida, Serra. Foto: Helio Filho

Para matar a saudade dos pedalinhos, partimos para à Lagoa Juara. Atualmente eles estão desativados, mas me trouxeram a memória lembranças da infância, quando eu andava de pedalinho na Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro (momento nostálgico).

Vamos torcer para que os pedalinhos retornem!!!

O Restaurante da Associação dos Pescadores continua lá.

Reservamos à tarde para visitar pontos turísticos religiosos.
Visitamos a Igreja e Residência dos Reis Magos, construída entre 1580 e 1615, com a ajuda dos índios tupiniquins, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1943 e já passou por várias restaurações que buscaram preservar as características originais das edificações, razão pela qual aparece entre os principais exemplares do patrimônio arquitetônico jesuíta brasileiro.

Seu conjunto arquitetônico é formado por uma praça e fica a 40 metros acima do nível do mar. O altar da Igreja, construído em 1701, possui retábulo entalhado em madeira e no centro uma obra que retrata a adoração dos Reis Magos, do pintor frei Belchior Paulo, considerada uma das primeiras pinturas a óleo do Brasil. Seguindo o padrão das edificações jesuítas, suas paredes são construídas de pedras, com argamassa de barro, areia, cal de conchas e óleo de baleia. O em madeira e o telhado em barro.

Aposto que ficaram curiosos, vale muito a pena conhecer um pouco da história do Espirito Santo!
Fomos à Associação Nossa Senhora das Lágrimas, que possui uma igreja e uma casa, onde muitos afirmam acontecer o Fenômeno, mundialmente famoso, das Formigas Bordadeiras.
Este local atrai fieis e romeiros do Brasil e de outros países que querem conhecer a história das formigas que deixam frases, marcas e desenhos nas folhas das árvores que crescem no quintal da casa.
Para completar as visitas do dia, fomos ao templo religioso do município que é a Igreja Nossa Senhora da Conceição. Fundada em 1556, sua arquitetura atual foi concluída em 1769. Dentro dela, apreciamos as pinturas de autoria do artista Walter Francisco de Assis, considerado o maior Pintor deste município.