Portal de Turismo do ES

Caminhos da roça

0 454

 

Sítio Recanto do Céu

Circuito Guaranhuns- Partimos de Vitória para explorar o circuito do agroturismo no município de Serra. Nossa primeira parada, logo pela manhã, foi no Sítio Recanto do Céu. Logo de cara fomos recebidos por um simpático cão que só tinha tamanho, o Xerife. Como o dia estava chuvoso, a família nos convidou para um café da roça.

Depois de muita prosa, provamos o queijo de produção própria e conhecemos um pouco sobre as histórias da família e alguns “causos”.

Lá encontramos uma linha de produção de queijos artesanais, processados a mão, costume que foi passado por diferentes gerações, sendo a primeira queijaria com o selo municipal.

A propriedade fica distante 5 Km da BR101 Norte, não tem erro, você segue por Serra Sede, seguindo as indicações nas placas de informação turística, e logo você verá na entrada da propriedade o carro de boi, que até é responsável por carregar os mastros das tradicionais Festa de São Benedito e São Sebastião.

Nesta propriedade, o Sítio Recanto do Céu mantém duas estufas de bromélias com mais de  554 espécies catalogadas, segundo o biólogo Najib Neto e sua esposa, que recebem visitas programadas de grupos escolares e interessados na fauna.

Recanto do Mestre Álvaro

A próxima parada foi no Recanto do Mestre Álvaro, onde nos deparamos com uma grande estrutura de restaurante, amplo estacionamento e um local para eventos e grupos fechados, que fica no pé do Mestre Álvaro.

O casal Helana e Gil, nos recebeu e apresentou o lugar e a gastronomia, comida da roça no fogão a lenha. O que nos impressionou foi a variedade de sobremesas expostas no buffet. Fomos até o fogão e apreciamos a famosa Polenta de milho, carro-chefe da casa. Finalizamos com um suco de cajá, produzido na propriedade.

Ao redor do restaurante existem estruturas de lazer, como parquinho para as crianças, tirolesa, piscina natural, passeios de charrete, entre outros. Vale a pena conferir.

Sítio Ouro Velho

Na sequência fomos conhecer outro circuito do agroturismo, muito próximo dali, o Circuito Pitanga. Lugar bucólico, decoração diferenciada, rampa com acessibilidade, redário, mesas ao ar livre e espreguiçadeiras. A dona nos ofereceu uma fartura de petiscos da roça, com destaque para os bolinhos de aipim e o suco de limonada suíça com toque de capim cidreira.

Observamos pássaros da região se alimentando, e descobrimos com a proprietária que o local atrai visitantes do mundo todo para observação de aves.

Para fechar o dia com chave de ouro, tomamos um suco e fomos descansar na rede do redário que o local disponibiliza. Caso prefira, você poderá levar sua própria rede de descanso.

 

 

Serviço:

Sítio Recanto Morro do Céu

Funcionamento: Somente com agendamento prévio.

Contato: Maria Francisca – (27) 3327-3790 / (27) 99947-6725

E-mail: recantomorrodoceu@hotmail.com

Endereço: Estrada de Itaiobaia

Distância: 5 km de Serra Sede

Sítio Recanto do Mestre Álvaro

Funcionamento: De sexta a domingo e nos feriados nacionais, das 10h às 17h; horário de almoço – 11h às 15h. O lazer é somente aos finais de semana e feriados.

Contato: Maria Helana e Gil – (27) 3074-7445 / (27) 99839-5484

E-mail: sitiorecantomestrealvaro@hotmail.com

Endereço: Estrada de Itaiobaia

Distância: 3 km de Serra Sede

Sítio Ouro Velho

Funcionamento: De sexta a domingo e nos feriados nacionais, das 10h às 17h (almoço das 11h30 às 15h).

Contato: Suely ou João Carlos: (27) 3101-1476 / (27) 98155-6208

E-mail: sitioourovelho@hotmail.com.

Endereço: BR-101 Norte, km 261, bairro Pitanga

Distância: 10 km de Serra Sede

 

 

 

Comentários
Loading...