Portal de Turismo do ES

Cachoeiras de Alfredo Chaves – ROTA CAPIXABA

Pare para pensar um pouquinho em como nosso estado é abençoado: praias, montanhas, cachoeiras, tudo bem pertinho um do outro. Você já deve ter ouvido isso outras vezes, mas em quantas se dispôs a realmente conhecer o seu “quintal”?!

0 174

Pare para pensar um pouquinho em como nosso estado é abençoado: praias, montanhas, cachoeiras, tudo bem pertinho um do outro. Você já deve ter ouvido isso outras vezes, mas em quantas se dispôs a realmente conhecer o seu “quintal”?!

Temos uma diversidade incrivelmente abrangente aqui, tanto em terra como no mar. Cada cidade do estado guarda tesouros que devem ser devidamente valorizados e compartilhados. Buscando divulgar um turismo sustentável, fazendo o menos impacto possível no meio ambiente, nossas expedições para dentro do ES têm sido cada vez mais calorosas e mágicas. É tanto lugar para ir que perdemos o fôlego com as possibilidades!

Quanto mais conheço, vejo a necessidade de levar mais e mais pessoas para cada cantinho desse. Pensando nisso, programei mais um roteiro para o próximo domingo (26/11/17). Vamos aproveitar um pouco das cachoeiras na região de Alfredo Chaves, no Circuito Caminho das Águas.  No bate e volta do mês de novembro, vamos desbravar os seguintes locais:

1-Cachoeira Engenheiro Reeves

A maior queda livre do ES, cartão portal do distrito de Alfredo Chaves e, sem dúvidas, uma das cachoeiras mais encantadoras que já conheci. Visitei algumas vezes e, em todos os nossos encontros, a Engenheiro Reeves me surpreendeu. É uma poesia sem fim em cada gota de água, me deixa com aquela sensação de paz interior toda vez que escuto o seu barulho imponente. Faz parte também do Circuito das 7 Maravilhas do Espírito Santo. Ora cheia, ora vazia – dependendo da estação do ano – com as águas claras ou barrentas da chuva, é um ponto turístico do Espírito Santo que se sobressalta no meio da mata com toda sua soberania. É linda! Simplesmente linda! Resta saber se domingo conseguiremos tomar um banho na Engenheiro: tudo vai depender da força da água para esse final de semana!

COMO CHEGAR: Na BR-202, na altura do Posto do Café, Km 108, vire à esquerda – sentido quem vem da Grande Vitória. Você passará pelo distrito de Araguaia (se possível, faça uma parada aqui e aproveite a estação. Falo de Araguaia em outra matéria com mais detalhes). Na estrada que segue para Matilde, a Cachoeira Engenheiro Reeves estará a sua esquerda. Você pode estacionar o carro na parte de cima e caminhar até a cachoeira pela escadaria que dá acesso ao Mirante. Há uma pequena trilha – muito cuidado aqui! – onde você pode descer até a queda d’água ou passar por trás da cachoeira e aproveitar para refrescar com seus respingos.

2-Cachoeira Darós

Esta fica na região de Carolina.  Uma opção ótima para banho, para levar uma cadeira de praia e curtir o dia. A cachoeira possui águas tranquilas que formam uma piscina natural com profundidade rasa. A faixa dourada de areia se estende à frente da queda, onde se encontram os bancos de pedra e madeira de uma pequena estrutura onde – às vezes – se serve refeição. Para quem não quer correr risco, você pode levar o seu próprio lanche de casa – muito cuidado para não deixar lixo no local. Ou, ainda, próximo à Darós, temos a Pousada Vale das Cachoeiras, que serve um almoço e jantar delicioso. É sempre a opção que pegamos para pernoite na região de Matilde e deixo aqui as minhas recomendações.

COMO CHEGAR: A Cachoeira Darós possui dois acessos. Uma pelo lado esquerdo, de onde descemos um lance (alto, rs) de escadas. Eu acho mais tranquilo passar pelo acesso direito, por dentro da Pousada Águas de Pinon. Aqui a trilha é tranquila, não requer muito dos joelhos como a escadaria, e temos mais interação com a natureza do local. Para se localizar melhor, quando estiver dentro de Matilde, peça orientação para chegar até a estrada que pega para a cachoeira. Quando estiver na estrada de chão, algumas placas te auxiliarão até o destino final.

3-Cachoeira Vovó Lúcia

São duas quedas aqui: na primeira existe um quiosque onde você pode se servir com algumas guloseimas, porções e bebidas. Na segunda queda, há possibilidade de acampar de frente para a cachoeira. A propriedade é particular, e a partir da temporada do verão de 2017, será cobrada uma entrada para ajuda de manutenção na área da Vovó Lúcia. Como já possui uma estrutura mais montada e pronta para receber turistas, para quem quer escolher apenas uma opção para passar o dia e curtir com a família, a cachoeira também é uma boa pedida.

Assim como a Engenheiro Reeves, também é possível prática para turismo de aventura, como o rapel. Para agendamentos de rapel nas cachoeiras, entre em contato comigo mesmo que conseguimos um agendamento com valores excelentes para grupos.

COMO CHEGAR: A Cachoeira fica no distrito de Ibitiruí, na ES-383. Sentido quem desce para Vargem Alta, ela estará a sua direita – estrada de chão.

A programação para o próximo domingo está imperdível, e ainda paramos para almoçar na Pousada Prainha, dentro da vila urbana de Matilde. Comida deliciosa, também famosa na região, possui estrutura para pernoites em chalés ou área para camping. É permitido se banhar nas águas do Rio Beneventes que corta a propriedade.

Como agendar:

  • Na  Vale das Cachoeiras: 027 99800-4565.
  • (Neste telefone, você fala diretamente com a Elizangela (diga que eu mandei um Oi!).
  • Na  Vovó Lúcia: 027 99603-3870.
  • Na Pousada Prainha: (27) 3269-4020

Todo mês temos uma ROTA CAPIXABA a todo vapor rolando na Blue Trip,  e você está convidado a vir conosco. Conhecer mais do ES de uma forma gostosa e interativa, muita natureza e grupos sempre receptivos a novas amizades. Conheça seu quintal de casa e apaixone-se cada vez mais!

 

Comentários
Loading...
X