Portal de Turismo do ES

As Baleias Jubarte em Vitória!

E bem pertinho!

0 1.235

As BALEIAS JUBARTE em Vitória! Por essa você não esperava, não é mesmo?! E bem pertinho! Se prepare, a temporada de 2017 já está acabando, mas todo ano elas voltam e vem dar um show de simpatia para os capixabas.

Há cerca de dois meses, recebi a notícia através de um amigo de que haveria, aqui na Grande Vitória, um curso de capacitação para observação de baleias jubarte bem aqui no nosso litoral. Na mesma hora eu pedi que ele confirmasse nossas vagas, fiquei desesperada com a possibilidade de ficar de fora, rs.

Eu sempre vou para Bahia ver baleia, como assim elas estavam aqui do lado da minha casa e eu não estava sabendo?! Por persistência, consegui fazer o curso – após o sufoco da confirmação das vagas não chegar no e-mail, e de ter esperado com borboletas no estômago na porta do evento, ansiando que alguém me colocasse para dentro na primeira oportunidade.

No dia, ainda tive o prazer de encontrar com Leonardo e sua equipe da Escuna Indiana, outro parceiro da agência Blue Trip que realiza passeios ótimos no litoral de Guarapari.

Para fazer passeios que saem direto de Guarapari você pode contatar os serviços da escuna através do telefone (27) 99510-0912, ou do site www.escunaindiana.com.br. Eles têm programações diárias e semanais de passeios como o de Três Ilhas e Três Praias. Os roteiros da Indiana entram uma vez por ano no calendário da Blue Trip, com saídas de Vila Velha, Vitória, Campo Grande e Viana. Só colar com a gente e ficar de olho na programação.

As baleias chegaram mais cedo esse ano, por volta do mês de junho. O curso nos foi oferecido através de uma parceria de onde nasceu o projeto Amigos da Jubarte. As pesquisas são constantemente atualizadas e com as expedições podemos ajudar na coleta de mais dados para o estudo das gigantes. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse: www.queroverbaleia.com.

Todas as vezes que fizemos saída com o Promar, barco do capitão Alexandre Batalha, tivemos experiências encantadoras. E nunca fiz uma saída que não conseguíssemos avistar as baleias – e quando damos sorte, golfinhos nariz-de-garrafa. E olhe que na Bahia não existe essa interação de baleias e golfinhos, somos muito privilegiados no ES! Mães com filhotes, grupos competitivos, solitárias… As jubarte estão espalhadas no nosso litoral!

Acompanhado sempre do Bira, seu marinheiro, Alexandre Batalha têm o mapa desse mar todo na cabeça, e ambos sabem direitinho como se aproximar das baleias, dentro das normas práticas do passeio. Sempre muito simpáticos com todos, ele e a equipe dos Amigos da Jubarte são essenciais para tornar o dia mais agradável e rico de informação.

As nossas baleias são capixabas, sim! Elas escolheram ficar! A divulgação do projeto é extremamente importante para a valorização do turismo dentro do ES. E mais ainda importante: um turismo sustentável. Um território tão bonito como o nosso merece ser compartilhado e valorizado. O movimento procura agregar valores socioambientais ao lazer; o ecoturismo conectando-nos mais com a natureza e conscientizando que somos parte de tudo isso. A preservação das espécies é um ponto extremamente importante e abordado diretamente nas expedições – tudo é uma grande cadeia. Estar no quintal de água salgada do ES tão perto das jubartes, tem sido uma experiência sem igual!

As baleias jubarte também tem alteração de comportamentos como qualquer ser vivo. Mas, calma. Elas não são em nada agressivas. Certas vezes alguém pergunta: “E se elas pularem dentro do barco? Virar a embarcação? Bater no barco?”. As baleias jubarte não são agressivas, repito. Só não façam o passeio com qualquer agência ou qualquer embarcação. A Blue procurou certificação, parceria com os Amigos da Jubarte e a melhor equipe náutica para realizar as expedições da forma mais segura possível. As jubartes tem um comportamento extremamente dócil, são muito inteligentes e também curiosas! Diversas vezes elas se aproximaram do barco para conferir de perto o que está rolando ali. Além dessas “espiadas” para olhar a embarcação, temos os saltos, batidas de barbatanas e nadadeiras, caldas expostas – de onde conseguimos fazer a identificação da baleia –, esguichos e alguns outros comportamentos que vou deixar para te falar quando você vier conosco conferir de perto o espetáculo!

A temporada das baleias encerra agora em outubro. Até lá, ainda dá tempo de você vir com a gente conhecer e ajudar de perto o projeto, sentir a euforia de estar tão próximo de uma baleia e a fazer mais registros do nosso litoral. Não vamos perder tempo que agora elas só voltam no segundo semestre de 2018!

Para participar deste e outros passeios e viagens para dentro do ES, fale com a gente através dos canais de atendimento abaixo:

Email: reservas@agenciabluetrip.com
Telefones: (27) 3072-1808 / (27) 99601-2082.
@pamelamarianogueira

Sempre bom poder escrever um pouco mais!

 

Comentários
Loading...
X