Portal de Turismo do ES

Filé ao Alho Poró Harmonizado com Vinho Tinto Merlot

Hoje iremos fazer uma receita fácil, porém com todo glamour e sofisticação.

0 279

Hoje iremos fazer uma receita fácil, porém com todo glamour e sofisticação.

O filé mignon é um tipo de corte de carne bovina com pouca gordura, o que a torna ideal para refeições menos calóricas. Por ser um tipo de carne vermelha, o filé mignon contém nutrientes essenciais em nossas dietas alimentares. Como todo o tipo de carne, este corte de carne bovina também contém gorduras, mas que são boas para controlar os níveis de colesterol.

 Ficha Técnica: Filé ao Alho Poró 

QUANTIDADE PRODUTO
1kg Filé mignon
100g Manteiga
02 Talos de Alho Poró
50ml Molho inglês
05 Dentes de alho
01 Cebola
50ml Vinho branco
Q\b Sal
Q\b Tempero para carne a gosto

 Modo de Preparo:

Tempere a carne com molho inglês, alho, sal e o tempero de seu gosto e deixe marinando por 2 horas.

Pegue uma frigideira grande, aqueça a manteiga, quando estiver bem quente, coloque o filé e sele (doure) por 2- 3 minutos cada lado e reserve. Fatie o filé e volte para a frigideira, doure por mais 2 minutos, retire da frigideira e reserve. Sem desligar o fogo, coloque na mesma frigideira a cebola fatiada, doure um pouco, depois o alho-poró fatiado, acrescente o vinho branco e deixe reduzir por 3 minutos, acrescente sal e pimenta do reino e sirva com o filé.

Harmonização

Um das coisas mais interessantes e gostosas de fazer na hora de tomar um belo vinho é harmonizá-lo com as suas refeições!  A intensidade do vinho usado depende principalmente de qual tipo de molho está sendo utilizado. Regra geral, quanto mais intenso o sabor do prato, mais encorpado deve ser o vinho. O que deve ser levado em conta na hora de escolher a bebida é o modo de preparo da receita e seus temperos. Tradicionalmente os pratos com carne vermelha são harmonizados com vinho tinto.

“Você deve tomar cuidado com a incompatibilidade entre o tanino do vinho e o sal. Certifique-se que o excesso de sal tenha sido retirado da carne antes de consumi-la, dessa forma você aproveitará melhor a harmonização entre sua carne e vinho, neste caso a receita do Chef Flávio Facco poderá ser harmonizada com o vinho Merlot  devido a sua intensidade média“.

 

                                                                                      Isis Nunes (sommelier)

 

Comentários
Loading...
X