Portal de Turismo do ES

Delicioso Bolo Funcional de Cenoura

0 82
O bolo é um dos doces mais tradicionais nas mesas brasileiras, está sempre presente nos cafés da tarde e reuniões em casa ou trabalho. Pensando nisso a receita de hoje é o delicioso bolo de cenoura funcional, com algumas substituições a versão tradicional cheia de calorias vazias e sem nenhum nutriente passa a ser um alimento que agrega valor nutricional, calorias boas e cheia de benefícios.
A cenoura é um vegetal de valor super acessível e facilmente encontrada nas feiras e supermercados, é um ingrediente super versátil, pois pode ser utilizado tanto em receitas doces quanto salgadas, cozidas ou cruas. É rica em vitamina A, C e E, fibras e carotenoides.
O óleo de coco chegou pra substituir o óleo de soja, milho e outros que não são nada saudáveis. É um dos óleos mais indicados para utilizar em preparações que vão ao fogo por ser resistente a oxidação em altas temperaturas, ele é rapidamente transformado em energia e gera bastante saciedade transformando-o em um ótimo aliado a perda e manutenção do peso.
O farelo de aveia entra no lugar das farinha brancas,  a aveia é rica em proteína e fibras e pode ser encontrado de várias formas: farelo, flocos e farinha. O farelo é a forma mais saudável desse ingrediente pois é menos processado, menor quantidade de carboidrato quando comparado as outras formas da aveia, auxilia no retardo da absorção da glicose e diminui o colesterol. Por ser rico em fibra solúvel, ao entrar em contato com a água, cria uma espécie de gel no estômago gerando saciedade por mais tempo.
Pra finalizar, utilizamos o xilitol como substituição do açúcar. Ele é um adoçante natural e é uma das variações desse ingrediente que garante um produto final sem aquele retrogosto do adoçante culinário.
INGREDIENTES:
2 unidades médias de cenoura (250g)
3 ovos
80g de óleo de coco
80g de xilitol
baunilha a gosto
180 g de farelo de aveia
1 colher café de fermento
MODO DE PREPARO:
Bater a cenoura, o óleo de coco, os ovos, o xilitol e a baunilha em um liquidificador. Em outro recipiente reserve a farinha e o fermento, acrescente a mistura liquida e misture bem. Unte uma forma com óleo de coco e farelo de aveia e adicione a massa. Leve ao forno para assar por aproximadamente 25 minutos.
Ingredientes para a calda:
1 xicara de leite
2 colheres de sopa de cacau 100%
1 colher de  sopa de xilitol
Modo de preparo: misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo. Mexa sempre até a calda reduzir e ficar mais espessa. Espere esfriar e cubra o bolo.

Bom Apetite!

NutriChef – Carla Vianna
Comentários
Loading...
X