Portal de Turismo do ES

Arroz à Piemontese

Esse é um prato que todos pensamos ser italianíssimo, mas, na verdade, é brasileiríssimo.

0 270

Arroz à Piemontese

Esse é um prato que todos pensamos ser italianíssimo, mas, na verdade, é brasileiríssimo. Mais especificamente, é um prato paulistano e não tem mais de 60 anos.

O nome Arroz à Piemontese sugere que essa receita tenha sido criada no Piemonte, na Itália. Mas não foi bem assim que ela surgiu. Do Piemonte, veio o risoto e lá existe o Risotto alla Piemontese. Mas é um prato muito diferente do servido aqui, que não é risoto. É o seguinte, o risotto italiano típico é feito com arroz Carnarolli, aquele arroz compridinho e mais duro para cozinhar.

Durante a Segunda Guerra Mundial ficou muito difícil trazer esse arroz para o Brasil, para se fazer o autêntico risoto. Como havia muito italiano por aqui, e os pracinhas brasileiros estavam lá na Itália participando da retomada daquele país pelas forças aliadas, se tornou muito popular por aqui pedir comida italiana nos restaurantes. Mas como não dava para fazer o autêntico risoto piemontês, os chefs de cozinha da época trocaram o arroz carnaroli e o molho dos ristos, pelo nosso arroz agulhinha e creme de leite.

O risoto alla piemontese é feito com o arroz deles e pedaços de presunto ou frango, cogumelos, caldo de carne, azeite, caldo de manteiga. O arroz fica mais solto, envolto no caldo, mas com aparência mais viva. O arroz à piemontese fica mais encorpado, cremoso e mais grudado. Na falta dos ingredientes originais e para não deixar o arroz agulhinha matar a receita, os chefs incluíram o creme de leite na receita e, no lugar dos cogumelos, optaram apenas pelo Paris, que é o champignon. Assim foi criado o arroz “à moda piemontesa”.

E, mesmo assim, esse prato virou um acompanhamento típico de restaurante italiano, tanto para filé mignon com molho madeira, ao lado de batatas fritas, como para cortes italianos de carnes, como ossobuco ou steak à Fiorentina.

Pra acompanhar, um bom Chianti clássico. Sem medo de ser feliz!

Ficha Técnica: Arroz à Piemontese. 

 

QUANTIDADE PRODUTO
03 xícaras de arroz
06 xícaras (chá) de água
200g champignon
03 Colheres de manteiga
500ml leite
03 cebolas picadas
02 Colheres de amido de milho
300ml Creme de leite
500g Parmesão ralado
Q/B Sal

 

Modo de Preparo:

Pique duas cebolas e refogue na manteiga, acrescente o arroz e a água e deixe cozinhar. Em outra panela, refogue a outra cebola na manteiga, quando começar a dourar, acrescente o leite, o champignon. Dissolva o amido de milho em um pouco de leite e acrescente ao refogado misture bem e acrescente o creme de leite. Misture bem até atingir o ponto de creme e acrescente o arroz e o queijo ralado nessa mistura mexendo bem até atingir o ponto. Acerte o sal e salpique parmesão ralado por cima, leve ao forno para dourar e sirva em seguida.

 

 

Comentários
Loading...
X