Portal de Turismo do ES

Festa do Morango (Pedra Azul)

0 605

O morango até o ano de 1400 nascia espontaneamente nas montanhas Europeias. Depois acredita-se que horticultores franceses e depois os ingleses e também os alemães começaram a cultivar a planta, melhorando a sua qualidade sem retirar as suas características naturais.

Uma fruta exuberante que chama atenção pelo seu colorido. Curiosamente, a parte carnosa do morango, a que comemos, não é o fruto, mas o resultado do inchaço dos talos da planta. O fruto verdadeiro é a semente amarela que fica incrustada na superfície da parte carnosa.

O termo morango deriva do latim “moru”, que significa “amora”. O morango é da família Rosaceae, a mesma das rosas, maçãs, pêras e cerejas. É uma planta que se adapta bem ao clima subtropical e temperado.

Entanto não foi na Europa que o Morango conquistou prestígio entre agricultores e consumidores, mas sim a partir do descobrimento da América é que o morango passou a frequentar os mais elegantes cardápios e livros de receitas. No início do século passado, o morango despertou grande interesse comercial. Os primeiros pesquisadores experimentaram vários cruzamentos e obtiveram diversas variedades interessantes, consolidando o Morango como um produto mundial.

No Brasil não há informações sobre o inicio do cultivo do morango. O Espírito Santo é um dos Estados que produzem morangos e a sua colheita e comemorada com festa no município de Domingos Martins, na região de montanhas do Espírito Santo.

A festa acontece em um espaço hoje conhecido como Morangão, localizado aos pés da Pedra Azul que é um monumento natural do Estado do Espírito Santo. A paisagem da Pedra Azul, por si só é uma atração de encher os olhos. A festa é uma vitrine para mostrar a importância econômica do cultivo do morango na Região das Montanhas Capixabas. As pessoas vêm para conhecer a região, prestigiar a Festa e satisfazer o paladar consumindo o morango in natura ou em forma de geleia, bolo, tortas e vários produtos oferecidos ao longo dos dias da Festa do Morango.

Comentários
Loading...