Portal de Turismo do ES

Ilhas Rasas

0 115

Tempo de navegação: 50 minutos.

Todo mergulho nas ilhas Rasas tem novidades. O fundo inclui formações de rochas cobertas de um mostruário colorido de esponjas, anêmonas, vários tipos de corais, gorgônias, hidrozoários, etc.

Variedade! Aqui é onde podem se encontrar os maiores peixes, os grandes cardumes e as águas mais claras. A visita de golfinhos também é frequente.

Por estarem afastadas do continente e não oferecerem um bom abrigo estas lajes são menos visitadas, o que ajuda a conservar a imensa variedade e quantidade de vida submarina.

Atrativos Adicionais:

– Veleiro da Enseada: embarcação suíça que bateu contra a ilha de fora. Os pedaços se encontram espalhados numa profundidade de 10 a 18 metros.

  • Naufrágio Guarani: o cargueiro de madeira, da empresa MIBRA, transportava areia monazítica para Vitória. Seu grande motor de 2 cilindros, eixo e tanques de combustível, entre outros destroços, podem ser exploradas de 8 até 22 metros de profundidade.
  • Canyon ou Catedral: parede vertical que forma um corredor. Fora a beleza cênica, o local concentra uma grande diversidade biológica.
  • Naufrágio do Pesqueiro Mucuri: num dia de nevoeiro, o mestre não conseguiu identificar as Ilhas Rasas e bateu na pedra, nas proximidades do Canyon.
  • Projéteis de artilharia da Marinha Brasileira: estas ilhas foram utilizadas como alvo para a prática de tiro de artilharia naval. Felizmente esse procedimento faz parte da história, restando hoje apenas a munição coberta de vida marinha.
  • Drift Dive: aqui pode também ser desfrutado o mergulho ao sabor das correntes, muito frequente, e percorrer trilhas submarinas sem esforço.
  • Parceis do Boqueirão: uma verdadeira ilha submersa em profundidade de 10 até 25 metros, paralela à Ilha Rasa de Fora e separada por 40 metros de areia. Outros dois parceis acompanham a sequência, como costelas, também separados pelo banco de areia. Muito pouco visitado, ideal para mergulhadores experientes com uso de Nitrox e cilindros de 15 litros para ter uma reserva maior de gás.

Fonte: Atlantes Escola e Operadora de Mergulho 

 

 

Comentários
Loading...
X