Associação Vila das Artes( AVART), formada por artistas que fixaram seus ateliês no entorno da Casa de Pedra em São Francisco, Jacaraípe, é um dos maiores polos de cultura e arte do município de Serra. A Vila é possui duas ruas principais onde se localizam ateliês de arte, artesanato e trabalhos manuais.
Há uma grande variedade de produtos e a matéria prima é diversificada. Diferentes artistas usam madeira, cerâmica, conchas, retalhos de tecidos, material orgânico, material reaproveitado e areia. O produto final é original e encantador.
O visitante pode agendar sua visita e apreciar esse universo de obras, podendo ainda adquirir presentes e lembranças com preços acessíveis e variados.
O Ateliê CASA DE PEDRA é o único que fica aberto todos os dias. O artista plástico autodidata, Neusso Ribeiro, usando seu dom e criatividade transforma troncos e raízes, recolhidos nas derrubadas e queimadas, em belas esculturas que enchem os olhos dos visitantes.
Ateliê BONEQUINHA DE PANO. A artesã Ágda Matos, com habilidade e muita criatividade transforma retalhos, descartados pela indústria do vestuário, em bonequinhas de pano, brincos, broches, brinquedos e até luminárias.
Ateliê CERÂMICA DA VILA. A designer e ceramista Áurea Brandão, inspira-se nos elementos do cotidiano e mesclando o clássico e o contemporâneo, o rústico e o delicado, transforma a argila em peças exclusivas de cerâmica decorativa e/ou utilitária.
Ateliê ARTE DE VIVER. A artista Vera Lúcia, trabalha com pinturas em acrílico, usando a técnica do espatulado. Cria peças em mosaico, tais como, mandalas e esculturas.
A artista abre o ateliê nos finais de semana. O visitante pode chegar ao espaço se a bandeira branca da Associação dos Artistas e Artesãos da Vila das Artes (AVART) estiver estendida, esse código é válido para todos os ateliês da região.